Uma das primeiras coisas que você vai gostar de ver quando baixar o PHP 5.1.x é o desaparecimento de algumas extensões antigas. Essas extensões que ainda são ativamente mantidas estão disponíveis na PHP Extension Community Library (PECL), no » http://pecl.php.net/.
| Extensões | Alternativa/Status |
|---|---|
| ext/cpdf | pecl/pdflib |
| ext/dbx | pecl/dbx |
| ext/dio | pecl/dio |
| ext/fam | Não ativamente mantida |
| ext/ingres_ii | pecl/ingres |
| ext/ircg | Não ativamente mantida |
| ext/mcve | pecl/mcve |
| ext/mnogosearch | Não ativamente mantida |
| ext/oracle | ext/oci8 or ext/pdo_oci |
| ext/ovrimos | Não ativamente mantida |
| ext/pfpro | Não ativamente mantida |
| ext/w32api | » pecl/ffi |
| ext/yp | Não ativamente mantida |
| ext/activescript | » pecl/activescript |
Módulos na PECL que não são ativamente mantidas (ex. não recebem suporte por algum tempo, não tem nenhum mantenedor ativo trabalhando neles atualmente e não tem nenhuma versão de pacote PECL), ainda estão disponíveis no SVN em » http://svn.php.net/viewvc/pecl. Entretanto, módulos PHP não lançados são nativamente não suportados e seu tamanho pode variar ao tentar instalá-lo ou usá-los.
A API Zend Engine permite que desenvolvedores de extensão declarem constantes de classe em extensões orientadas a objetos. Novas extensões desenvolvidas para o PHP 5.1.x, incluindo SPL,
PDO,
XMLReader e
date, tem suas constantes no formato PDO::CLASS_CONSTANT diferentemente do formato C PDO_CLASS_CONSTANT com o objetivo de minimizar a poluição de namespace global no PHP.